-
Fibra Óptica - Certificação
Para que serve? Como funciona?
O estado de sua rede depende da qualidade de sua infraestrutura de rede. Esta qualidade começa com a certificação completa por contratados ou por integradores de sistemas de que a infraestrutura de cabeamento de fibra foi instalada corretamente. Manter uma planta de fibra confiável é igualmente importante para proteger as aplicativos essenciais ao negócio. Como um administrador de rede, é importante compreender como conseguir o melhor desempenho de seu investimento em cabos e como resolver rapidamente problemas quando ocorrem.
A certificação básica, também conhecida como certificação de de Nível 1, é necessária em todos os links de cabeamento óptico de fibra. Os testes da série 1 são: atenuação (perda de inserção), comprimento e polaridade. Ao conduzir o teste da série 1, cada ligação da fibra é medida para a atenuação e os resultados são documentados. Este teste assegura que a ligação da fibra exiba menos perda do que o máximo permissível de perda para o aplicativo imediato.A certificação das ligações da fibra óptica exige as ferramentas de teste corretas, o conhecimento detalhado de padrões da instalação e do aplicativo, e a habilidade documentar seus resultados da análise.
A certificação estendida ou de Nível 2 de fibra complementa o teste de Nível 1 com a adição de um refletômetro de domínio de tempo (OTDR) de ponta a ponta. Um traço de OTDR é uma assinatura gráfica da atenuação de uma fibra ao longo de seu comprimento. Você pode ter insight do desempenho dos componentes da ligação (cabo, conectores e emendas) e da qualidade da instalação examinando não-uniformidades do traço. Este teste da fibra certifica que a mão-de-obra e a qualidade da instalação sigam as especificações de garantia e do projeto para aplicativos atuaus e futuras.